sexta-feira, 12 de junho de 2015

Eureka! Primeiros experimentos ou primeiras explosões?

          Bem que o Químico Eustáquio tentou, mas felizmente não conseguiu explodir nada além de sua própria cara até agora... Em nosso primeiro Clube do Explorador (toda quarta-feira exploramos: às vezes a terra, noutras elementos ligados a química ou física) recebemos o maluco cientista para aprendermos a fazer geleca caseira...



 
          Cola branca com corante e algumas gotas de uma mistura de água boricada com bicarbonato de sódio formam a geleca divertida... Cada um fez a sua, da cor desejada e pôde brincar com ela... Mas cuidado, se colocar muitas gotas da tal mistura, a geleca endurece e não há mais o que fazer, a não ser jogar fora e fazer outra!
 


 
 
 
 
 
          E na semana em que observamos e manipulamos balões, realizamos algumas experiências como a flutuação ou não, o furo que não vaza e também o balão que enche sozinho, sem soprar, somente através da reação química entre o vinagre e o bicarbonato de sódio! Tudo isto com o Químico Arlindo, diretamente da Bahia! Os olhares de encantamento e surpresa marcaram nossa quarta-feira...

 
 
 

  
 


 
 
          E além de tantos químicos, recebemos também uma visita especial, a física Fernanda, que deixou todos literalmente atraídos pela sua proposta, o magnetismo! Fernanda queimou, em uma panela, palha de aço e com isto conseguiu uma quantidade de pó de ferro, utilizada para demonstrar o magnetismo... 
 
 


          Fernanda ainda espalhou dezenas de objetos sobre a mesa e convidou as crianças a escolherem, uma por vez, algum objeto e tentar atraí-lo com a vareta de ímã! Com isto, percebemos que alguns objetos sofrem o magnetismo, mas nem todos os tipos de metal são atraídos.... Madeira, plástico, borracha, estes sim, nunca serão!



 
 
 
 
 
 
 
          E na Semana de Experiências, recebemos novamente Eustáquio, o químico mais maluco do Brasil! Ele trouxe a proposta da torre de tijolos líquidos, utilizando xarope de glicose, água, óleo, álcool, querosene e muitos corantes para dar mais "vida" ao experimento. Estes líquidos, se colocados nesta ordem, não se misturam devido a dois fenômenos: a solubilidade e a densidade.
 

 




 
 


 
          E mais de mês depois de sua última visita, Eustáquio retornou para alertar sobre um problema preocupante: o aquecimento global. Falou sobre a poluição e a importância de cuidarmos da natureza e de reduzirmos a fumaça, andando de bicicleta, que não polui o meio-ambiente. Demonstrou através de uma experiência, o que tem acontecido com o gelo das calotas polares e a consequência disto tudo: o aumento do nível do mar!
 

 
          Iniciamos então uma nova experiência, sobre calor e derretimento. O cientista trouxe alguns cubos grandes de gelo colorido e testamos diferentes modos muito eficazes e alguns outros nem tanto de derrete-los. Água em temperatura ambiente, secador de cabelo, contato com a mão, lupa potencializando a ação do sol e finalmente água quente, o método mais rápido e eficiente!






 
 
         Quantos aprendizados, quanta diversão! Agradecemos a companhia  de todos e voltamos a nos ver em uma próxima oportunidade! Eureka!

Nenhum comentário:

Postar um comentário